COMUNICADO – Dr. Elsimar Metzker Coutinho

É com muito pesar que informamos o falecimento do cientista, professor e médico baiano Elsimar Metzker Coutinho.

Elsimar testou positivo para o coronavírus e foi internado no Hospital Aliança no dia 20 de julho.⠀

No dia 29 do mesmo mês, foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, acompanhado pelo médico Dr. Roberto Kalil.

Hoje, dia 17 de agosto de 2020, Dr. Elsimar Coutinho veio a óbito, por complicações da covid-19.

O corpo sai de São Paulo para Salvador na terça-feira, 18 de agosto, às 6h da manhã̃, e será́ cremado às 15h no Cemitério Jardim da Saudade.

Formado em Medicina e Farmácia, o pesquisador foi referência na área hormonal, com destaque para o planejamento familiar e a saúde feminina, além de ter sido pioneiro nas suas pesquisas, as quais figuram entre as 100 descobertas mais importantes da medicina moderna, de acordo com a revista Times.

As equipes da Clínica Elsimar Coutinho (CEC) seguem atendendo em Salvador, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, mantendo viva a missão do seu fundador, a partir dos especialistas que compõem o quadro clínico. Todos eles são ex-alunos e profissionais treinados pelo cientista.

Além da Clínica, a Elmeco Implantes Hormonais e o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH), que sempre motivou a trajetória do Dr Elsimar, seguirá no seu funcionamento gratuito, auxiliando as famílias que precisam de orientação e planejamento.

Polêmico e inovador, Elsimar Coutinho ganhou notoriedade internacional e usou bem a comunicação para defender e esclarecer os seus pontos de vista científicos com convicção.

Ele deixa sua esposa, Tereza, com quem foi casado há́ 35 anos, cinco filhos, dez netos, quatro bisnetos e um legado de 90 anos dedicados à química da vida.