Menopausa

Tenho 50 anos e estou na menopausa. Gostaria de fazer reposição hormonal mas sou uma assídua fumante (quase duas carteiras por dia). Há alguma contra indicação para fumantes?

Sim. A primeira coisa a ser feita para ficar de bem com a vida é deixar de fumar. O fígado da fumante tem a capacidade de reduzir para quase a metade os níveis dos hormônios que nós utilizamos na RH, por isso para que você faça reposição hormonal, doses mais elevadas dos hormônios de reposição têm que ser empregadas para que você obtenha o mesmo benefício que uma não fumante. A reposição hormonal lhe trará benefícios iguais àqueles que traz para mulheres não fumantes mas o seu risco de desenvolver doença cardiovascular é maior. O meu conselho é você parar de fumar.

É possível fazer um tratamento natural para Reposição Hormonal com a mesma eficiência do método artificial de reposição com implantes?

A reposição com implantes não é artificial…é feita com hormônios naturais da mulher o estradiol e a testosterona. Artificial são os hormônios de origem vegetal que são da natureza vegetal, mas não da natureza humana.

É possível haver perda de libido fazendo TRH?

Sim. A reposição hormonal sem testosterona freqüentemente reduz a libido da mulher por isso recomendamos que para que não haja perda de libido a reposição hormonal seja feita sempre com um pouco de testosterona