“Homens são aqueles que ajudam as mulheres a estruturarem a família. As mulheres têm pai, marido, filhos… Ajudando os homens eu também ajudo as mulheres”.

“A medicina para mim não foi bem uma escolha. Foi algo natural, uma espécie de herança. De certa forma, fui influenciado pelo meu pai Elsior Coutinho, que era médico, farmacêutico e professor de farmacologia. Ele ensinava como extrair remédios das plantas, coisa que meu avô fazia, apesar de não ser formado. Meu avô era um prático da medicina e meu pai, com certeza, inspirou-se nele.”

Dr. Elsimar Coutinho

Saúde e Vitalidade

Dai ao jovem o que é o do jovem: saúde e vitalidade

Os hormônios são de fundamental importância durante a juventude. A testosterona (hormônio masculino) e o estrogênio (hormônio feminino) são responsáveis pelas mudanças no corpo e de comportamento verificadas nessa fase da vida.

Mas nem sempre o funcionamento dos hormônios acontece de maneira tranqüila. Em muitos casos, os adolescentes sofrem com o desequilíbrio na produção desses hormônios, que podem gerar certas inconveniências.

Por conta da falta de hormônios decorrente de causas físicas e/ou psicológicas, muitas pessoas atingem a jovialidade sem sexualidade definida.

Desesperados, muitos pais chegam ao consultório do Dr. Elsimar à procura de respostas:

  • O que está acontecendo?
  • Por que ele ou ela não atinge a puberdade?
  • Por que eu não vejo desenvolvimento físico e mental no meu filho ou na minha filha?
  • "Por que a estatura ainda é baixa?"
  • "Se ele vai desenvolver sua sexualidade, cadê aquela barba que não vem?"
  • "Por que essa voz ainda é fina?"
  • "Por que meu filho não passa a olhar as amiguinhas como fêmeas em potencial e continua brincando com elas?"
  • "Por que minha filha evita contato com as pessoas? Por que ela tem vergonha do seu próprio corpo?"
  • "Por que ela é marga ou gorda demais?"
  • "Por que minha filha tem tantos pêlos no corpo?"

Além de conviver com a preocupação contínua dos pais, os jovens com distúrbios hormonais enfrentam crises existenciais, depressão, e ficam com o corpo aberto às doenças. Assim, começam a se sentir imprestáveis, como se a própria natureza tivesse negado a sua existência.

A Medicina moderna oferece uma série de recursos para diagnosticar distúrbios hormonais, suas causas e recomendar os tratamentos mais seguros e eficazes para cada caso.

Nos tópicos seguintes poderemos aprofundar mais sobre estes casos e métodos de tratamento que visam devolver ao Jovem a Saúde e Vitalidade tão imprescindível para a realização e felicidade de pais e filhos.