A mulher moderna

“Nós estamos aqui por causa delas e nada mais justo do que dedicar meu trabalho ao bem-estar e à saúde das mulheres.”

Dr. Elsimar Coutinho

TPM – Tensão Pré-Menstrual

Os dias que precedem a menstruação são acompanhados de inúmeras modificações no metabolismo do corpo e na mente da mulher. Em cerca de 40% das mulheres a essa modificações são consideradas muito ruins porque trazem desconforto, mal estar e podem tornar esse período da vida da mulher um verdadeiro tormento. Esse conjunto de modificações e sintomas são denominadas Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM.

Sintomas - Estudos sobre pacientes que sofrem com a TPM mostram que os sintomas mais frequentes são:

  • Cansaço - 92%
  • Irritabilidade - 91%
  • Distensão abdominal - 90%
  • Tensão nervosa - 89%
  • Sensibilidade e dor nas mamas - 85%
  • Variação de humor - 81%
  • Depressão - 80%
  • Aumento do apetite - 78%

A ação desses sintomas no comportamento das mulheres pode causar transtornos imensuráveis, tanto na esfera social, quanto profissional, e afeta não só essas mulheres, mas os familiares e amigos. Alguns desses problemas adquiridos pelos sintomas da TPM são a redução da eficiência no emprego, na escola ou em competições esportivas ( no caso de atletas), depressão, nervosismo, insegurança, insônia, conflitos conjugais, maus-tratos, agressividade, irritabilidade.

Para se ter idéia da gravidade dos problemas causados pela TPM e das suas consequência sobre o estado físico e psíquico das mulheres, a justiça já adota o abrandamento de penas para crimes cometidos por mulheres que, comprovadamente, estavam no período de TPM no momento em que efetuaram o crime.

Tratamentos - É importante saber que todos esses transtornos causados pela TPM têm tratamento. Com a ajuda da medicina, os tratamentos para a TPM têm se mostrado bastante eficazes e em evolução constante. O uso de contraceptivos é o mais indicado nesses casos. Para saber mais sobre os tratamentos para a TPM, basta acessar a seção "Contracepção".